terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Onde se esconde A Felicidade?

Cansado de buscar em vão, o jovem discípulo recorreu ao velho mestre. Depois de subir altas montanhas e passar por perigosos precipícios, ele chegou em frente ao sábio das nuvens.

— Caro mestre, venho em sua busca para que o senhor me diga só uma coisa. Eu estou cansado de procurá-la e jamais encontrar e, sendo o senhor tão sábio, queria que me dissesse: onde se esconde A Felicidade?

O mestre docemente sorriu. Ao invés de responder, fez-lhe outra pergunta:

— Diga-me primeiro, meu jovem, quantos pregos você viu hoje?

— Pregos, mestre? Bem, não me recordo de ter visto qualquer prego... Em todo caso, o que isso tem a ver com A Felicidade?

O mestre não lhe respondeu. Apenas coçou a longa barba e, encarando-o, falou:

— Eu posso dar a resposta que você procura. No entanto, como A Felicidade é algo muito valioso, não posso dizer seu paradeiro sem cobrar o devido preço.

O discípulo ficou consternado. Então o mestre vinha agora com cobranças materiais? Não estava certo. Mas pela felicidade...

— O que queres, meu senhor? Todo ouro do mundo? Todos os camelos do deserto? Diga-me, quanto vale A Felicidade?

— A Felicidade não tem preço. No entanto, para dizer-lhe onde ela se esconde, eu exijo que me tragas O Prego.

— O Prego?

— Sim. Existem por aí muitos pregos, você sequer os nota... Mas há um que é especial, é o prego definitivo, a essência de todos os pregos, a síntese do que é um prego. Não sei se me faço compreender...

— Claro que sim, mestre. Queres O Prego, ou seja, o prego mais especial que eu puder encontrar. É isso?

— Exato. E não volte aqui enquanto não tiver este Prego para me dar.

Pensativo, o discípulo desceu a montanha. Do que seria este prego? Na certa era enorme, quem sabe de ouro, ou então de diamante... Encontrando no caminho outro discípulo do mestre, resolveu compartilhar com ele as suas especulações. O homem, que era muito inteligente, pensou um bocado e depois respondeu:

— Ora, o prego mais perfeito deve ser feito com o material mais perfeito e fino: a porcelana.

Um prego de porcelana... Realmente, a porcelana era o que havia de mais rico e maravilhoso no reino.

Agora sim, o jovem foi à aldeia tomado pela idéia de encontrar este Prego. Daquele dia em diante, ele passou a observar que o mundo era feito de pequenos pregos. Havia pregos nos casebres e nas mansões, nas banquetas e nos balcões, nos berços e nos caixões... Milhares e por todos os lados. Na cruz havia três, nas paredes, incontáveis, até no chão ele os encontrava... Mas nenhum era de porcelana. Obcecado como estava, passou mais de 20 anos em uma busca vã.

Foi quando chegou à aldeia a notícia de que o sábio das nuvens havia falecido...

O homem chorou muito, porque além de seu mestre e amigo, ele era o único que sabia onde encontrar A Felicidade... E agora levara com ele o segredo.
Naquela noite, no entanto, o homem sonhou com seu mestre. Nas brumas oníricas, o velho dizia assim:

— Meu jovem discípulo... Quanto tempo.... Por que jamais me procuraste?

— Ah, mestre... porque jamais encontrei O Prego. Todos estes anos eu encontrei pregos grandes, pequenos, tortos, enferrujados, despedaçados... Mas nenhum da maneira que o mestre me pediu.

O sábio sorriu com bondade. E lhe disse assim:

— Então agora você está pronto para saber a verdade sobre A Felicidade. Essa Felicidade que você procura é como O Prego. Nenhum prego é definitivo ou melhor que todos os outros. Cada um é especial e contribui para formar o todo. Você jamais encontrará. A Felicidade que procura, porque ela não existe, é frágil demais... No entanto, o mundo é cheio de felicidades, como os pregos que você encontrou e aos quais não deu valor, porque procurava um único. A felicidade o cerca e você não percebe, porque a quer grandiosa demais. De hoje em diante, preste atenção às pequeninas e diferentes felicidades que se concentram à sua volta. Abrir os olhos é uma felicidade, o sorriso de uma criança é outra, o vôo de uma borboleta é mais uma, e que felicidade pode ser maior do que olhar para uma estrela? Sentir o cheiro de uma maçã é uma felicidade indescritível, assim como tomar um banho quando você está cansado, ou ouvir uma música alegre, quando você está triste. Basta que você perceba estas pequenas felicidades e se alegre imensamente com elas, assim encontrarás, sem dúvida, A Felicidade


Quando acordou, o discípulo se deu conta do que o mestre falava. A Felicidade, que ele tanto procurou, não existia. Mas ao olhar pela janela, lá no horizonte, uma felicidadezinha toda quente e nova nascia, iluminando o céu. Surgia com o sol um novo dia que seria, este sim, repleto de FELICIDADES.

http://img85.imageshack.us/img85/6508/newcopy.jpg

Desejo que em 2010 você saiba dar valor a todas as felicidades que já estão na sua vida.
Desejo que você aproveite cada instante, sinta cada momento e se emocione a cada conquista.


Que bons ventos soprem sempre em seu caminho.

Abraços,
Vini Linné

4 comentários:

  1. Olá...

    Mudança no Layout (não gostei... em breve ela volta ao vermelho de sempre).

    Quem quiser, pode repassar essa "mensagem" de fim de ano, só coloquem os créditos, tá?!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi..
    é a primeira vez que venho aqui.
    Adoreeeei a mensagem.
    Um 2010 muito iluminado para você;
    Abraçããão.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da História...

    Onde se esconde a felicidade.

    Engrandecedor.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.