terça-feira, 1 de setembro de 2009

Das Vizinhas

Telescópios nos olhos e urtigas na língua, Maria acorda. Nem bem boceja. Nem bem se lava. Corre à janela. Despenteada. Pijama furado. Bafo encruado. Bom dia para a rua.

D. Ana está atrasada! Assunção ainda não acordou! Flávinho já saiu! Felizberto nem chegou? Já sei. Felizberto dormiu fora. Foi... Foi... Foi na casa de Tiana. Mas não pegou a filha. Pegou a mãe. Que absurdo! Deveria era se envergonhar! O que Camilo faz, sentado na mesa da sala? Ah, coisa ruim, na certa. Ninguém presta.

Só dá um tempo porque a bexiga aperta. Volta rápida, mal se seca. Pega a vassoura e corre para fora. Varrer a entrada. Varrer que nada. Assim fica mais fácil xeretar a vida da outra vizinha. É que do lado sul não tem janela.

Carmela está grávida, querida. Aposto que ele não é o pai. Não, o pai é... o pai é... O Seu João. Isso. Quando ele sai, o Seu Jão vai lá dormir com ela. Toda tarde. Que horror! Bom dia. Brambila é meio louca e aquele filho... hum... muito esquisito.

Quando é a hora de fazer almoço, mantém um olho na panela, outro na janela. E quando é tempo da refeição, ai de quem roubar o lugar dela!

De frente à porta quem senta sou eu. E deixe aberta, assim vejo a rua. Mas olhem só, Cassiano não vai trabalhar. Será que foi demitido? Acho que foi. Foi, foi sim. Foi porque... porque... porque saiu com a mulher do chefe. Que safadeza!

À tarde conta tudo no salão. E anota disfarçada, no caderninho de contas, o que contam as outras. Sim, porque tem medo. E se esquece alguma coisa? Todo domingo repassa tudo à outra Maria. E indignam-se juntas com a safadeza e a promiscuidade daquele povo. Como foi parar ali? Logo ela? Tão descente. Tão correta. Entrecortando a fala ela ainda diz:

Você sabe que eu nem gosto de comentar, mas...

2 comentários:

  1. Conheço essa história....e o pior conheço bem essas Marias...
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA!!! Essas Marias são bem conhecidas! Conheço uma assim... Deixa a carne queimar, não escuta o interfone tocar, mas presta atenção a tudo que se passa na rua lá embaixo. Ela mora no primeiro andar. Isso amplia seus horizontes. Pode ver mais vidas. rs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.